Reunião define novidades para o Municipal de Futsal Séries A e B de Tijucas 2025

11 horas atrás

 Na noite desta sexta-feira (08), a sede da Fundação Municipal de Esportes de Tijucas recebeu a reunião oficial para tratar dos detalhes do Campeonato Municipal de Futsal Séries A e B de 2025. O encontro trouxe mudanças importantes para a disputa, visando mais equilíbrio e novas oportunidades para os clubes.

Mudança no rebaixamento da Série A

Neste ano, apenas uma equipe de cada chave será rebaixada, alterando o formato anterior que previa a queda de duas equipes. A classificação segue com quatro clubes avançando. Em 2026, com a entrada de novas equipes, a Série A terá 14 participantes, voltando ao modelo de dois rebaixados, um escapando na repescagem e quatro classificados.

Limite de atletas

A partir de 2026, o número máximo de atletas inscritos por equipe será de 14 jogadores, retomando o padrão tradicional. Em 2025, o limite segue sendo 15 atletas.

Criação da Série C de Futsal

A FME anunciou para 2026 a criação da Série C, voltada para novas equipes e para aquelas que não avançarem às oitavas de final da Série B deste ano. A medida busca manter 14 equipes fixas na Série B.

Série B 2025 com formato especial

A competição registrou a desistência de cinco equipes que já possuíam vaga. Em contrapartida, 11 novos clubes entraram para a disputa. Assim, para não deixar ninguém de fora, haverá uma fase especial entre os estreantes para definir quem seguirá na Série B. No total, serão 38 equipes, acima do tradicional formato de 32 participantes.

Votações e aprovações

Reset de cartões: Os cartões amarelos serão zerados apenas para a fase semifinal, justamente para evitar que atletas fiquem fora da final por acúmulo. Mas, se o jogador chegar na semifinal já com o terceiro cartão, ele cumpre suspensão normalmente antes de atuar, conforme o regulamento.

Cerimônia de abertura: também aprovado que dois atletas por equipe participem da solenidade usando o uniforme completo do clube (camisa, calção e meião iguais).

Cronometragem especial nas fases decisivas

Os jogos seguem com 20 minutos por tempo, cronometrando o último minuto de cada período. A partir das oitavas de final da Série B e das quartas de final da Série A, o cronômetro será parado em toda falta, visando mais qualidade e precisão no andamento das partidas.

Agora, as equipes seguem na expectativa para o início da bola rolando, com regulamento definido e muitas novidades para a temporada.

Publicidade
 

© Bola do Vale 2025 - Todos os direitos reservados


Rua José Joaquim Santana, 785
Bairro universitário
Tijucas SC
CEP: 88200-000